domingo, 22 de fevereiro de 2009

CUIDADOS BÁSICOS COM O SEU NOTEBOOK


CUIDADOS BÁSICOS COM O SEU NOTEBOOK


1 - Condicionamento da bateria.

Este é um ponto crucial que quase ninguém presta atenção.

Primeiramente, o óbvio: Quando os fabricantes colocam aquelas pequeninas etiquetas dizendo: “ATTENTION: Charge battery for X hours before using” (“ATENÇÃO: Recarregue a bateria por X horas antes de usar”), eles não estão brincando. Utilizando o notebook com carga insuficiente, além de proporcionar pouco tempo de uso efetivo, pode diminuir a vida útil da bateria.

As baterias do tipo NiCad (pouco usadas atualmente) e NiMH, sofrem este condicionamento, já as baterias do tipo Li-ion (mais modernas) estão, teóricamente, livres deste mal.

Como proceder corretamente no condicionamento de uma bateria nova:

Ao carregar pela primeira vez a bateria, carregue-a por completo

Use-a até o final de sua carga e repita o processo quando precisar recarregar


2 - Evite tocar a tela LCD

Muitos se esquecem que a tela do notebook não é coberta por uma dura e grossa camada de vidro como os monitores convencionais. Quando você toca a tela, na verdade está em contato com uma leve, sutil membrana que se pressionada pode danificar os pixels (menor unidade de resolução do monitor) atrás dela.

Procure, também tomar cuidado com produtos de limpeza na tela do seu notebook, eles podem sombrear e descolorir parte da tela.

Quando se torna inevitável uma limpeza, passe levemente uma flanela ou um pano macio seco, tirando somente o excesso de pó, logo após passe bem suavemente um pano macio umidecido para tirar possíveis impressões digitais e outras marcas no LCD.

Pessoalmente recomendo utilizar pedaços fartos de algodão.


3 - Telas touchscreen

Para os notes que possuem telas touchscreen, é bom lembrar que, o fato de que a tela de seu computador é configurada para aceitar o toque manual, não quer dizer que ela é resistente a sujeiras, riscos e outros danos.

Na verdade é mais provável que ela sofra algumas danificações e deve ser limpa com mais freqüência.

Não se esqueça de que é sempre necessário estar com as mãos bem higienizadas antes de utilizar este tipo de tela.


4 - Proteção de Tela

Você também deve dar à sua tela algum descanso. Monitores LCD, ao contrário dos desktop convencionais (tubo), não sofrem a perda de dot pitch ou o gasto de fósforo contido nos monitores, e por isso não precisam de proteção de tela ou tela de descanso.

Mas na verdade, uma proteção de tela pode "acordar" hard disk drives e processadores do modo suspenso. Eles, também, poupam ocupação do sistema e energia das baterias.

Deixando seu notebook em modo de espera ou na tela de descanso quando não estiver usando, você aumenta a vida útil do seu portátil e também da tela, um dos componentes mais caros para reposição.


5 - Teclados

Os teclados também precisam de cuidados especiais e freqüentes se você quer prevenir teclas travadas e sem respostas/morta. Para se livrar do pó e sujeira que caem entre as teclas, um pequeno aspirador feito para computadores pode ajudar. Infelizmente, este tipo de aparelho além de caro, não são fortes o bastante sugar pequenas partículas de sujeira.

Neste caso você pode usar um clipe de papéis comum, sempre com o cuidado em não afundar mais essas partículas para baixo do teclado. Apesar de alguns notebooks possuírem os teclados selados, outros têm muitas partes sensíveis que não devem ser danificadas.


6 - Trackballs, touchpads, pointing sticks

Como qualquer mouse convencional, os referentes ao notebook (trackballs, touchpads, pointing sticks), também acumulam sujeira e merecem uma limpeza regularmente. No caso das trackballs, fique de olho ao redor delas, pois os cantos em volta da esfera acumulam muita poeira e sujeira. O mesmo acontece com os pointing sticks (aquela bolinha de borracha no meio do teclado), para realizar uma limpeza eficaz use um aspirador próprio para computadores ou ar comprimido, caso não os tenha, você pode recorrer ao velho clipe de papéis mas com muito cuidado ao utiliza-lo.

Já para a limpeza dos mouses tipo touchpads, recomenda-se a mesma forma de limpeza dos monitores LCD, já discutida nestas dicas.


7 - HDs

Os discos rígidos são os componentes mais delicados em qualquer computador portátil. Estudos recentes mostram que “crashes” (falhas) no disco rígido são as causas mais comuns em se tratando de defeitos em notebooks. Para evitar problemas, utilize regularmente um programa de manutenção de hard disk. Rode uma aplicação de reparo pelo menos uma vez por mês ou mais e remova qualquer arquivo supérfluo, podendo utilizar os defragmentadores de disco rígido.

Evite ao máximo mover seu notebook de lugar enquanto o disco rígido estiver trabalhando e sempre desligue o notebook apropriadamente.


8 - Fonte

Nunca troque adaptadores AC e recarregadores de baterias entre qualquer computador portátil. Mesmo se eles possuírem o conector igual e a mesma saída em número de volts. O suprimento errado de energia ao adaptador de AC pode “tostar”sua bateria e “fritar”seu computador portátil. Na hora de comprar um adaptador, certifique-se de que ele produz a mesma carga de amperes tal como a mesma carga de volts.

Poucos amperes e o adaptador começa a fumegar tentando suprir a energia do seu notebook, muitos amperes e o suprimento de energia de seu computador pode ser danificado, fique atento.



A melhor manutenção para o seu computador portátil é a manutenção preventiva. Se você não for o único a usa-lo, passe as recomendações vistas aqui para a outra pessoa responsável.

A queda de cima de uma mesa pode representar danos no HD, uma tela ou teclado quebrado. Tenha sempre em mãos a mala própria para computadores pessoais, se ainda não a tiver, trate de arrumar uma.

Elas possuem espumas e travas para absorver uma eventual queda ou movimentos bruscos.

Cuide bem do seu notebook e ele não te deixará na mão!

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Mentiras Sobre o Orkut


Recentemente várias pessoas têm recebido uma mensagem através do Orkut dizendo que o Orkut tem um vírus que se instala no micro de quem usa este site de relacionamento. É mentira. Não existe. É a versão reciclada do hoax do “vírus do ursinho”. É o seguinte: tem um arquivo de sistema do Windows chamado Jdbgmgr.exe que, por acaso, seu ícone é um ursinho. Um gaiato inventou esta mentira, dizendo que este arquivo é um vírus, e espalhou por aí. Rapidamente a mensagem se alastra, criando pânico em diversos usuários incautos.

Outra famosa mentira relacionada ao Orkut é a de que se você mudar o seu país de Brasil para outro país qualquer nas suas configurações, o Orkut fica mais rápido. Equivale no mundo virtual a dizer que se você colocar um balde d’água debaixo de uma lâmpada ela consome menos energia (por incrível que pareça, tem gente que acredita nisso).

Outra bastante comum é a que diz que o Orkut vai ser pago e que você precisa repassar a mensagem para vários amigos para o Orkut ser atualizado (?)... Pura balela...

Fatos como esses só provam duas coisas. Primeiro, que as pessoas passam adiante informações sem checarem a sua veracidade – muitas vezes sem sequer lerem o conteúdo da mensagem. Segundo, que tem muita gente desocupada nesse mundo para ficar inventando mentiras. Isso não ocorre só no mundo virtual. Quem nunca ouviu falar na figurinha de chiclete com decalque que tem LSD e que se você discar #90 no telefone da sua casa sua linha é clonada? Estas duas histórias também são mentiras.

Mas tem uma que não é mentira: "Li em algum canto que quando estamos logados no Orkut e entramos num site com código malicioso nossa senha pode ser vista e roubada. Verdade ou mentira?" Sim, é verdade, mas tão logo esta falha foi descoberta o Orkut corrigiu este problema. A história completa pode ser lida aqui: http://www.cocadaboa.com/archives/004126.php

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Gmail agora está disponível offline


Agora é possível acessar o Gmail mesmo quando você estiver offline. Nesta terça-feira, 27, o Google adicionou uma nova funcionalidade experimental ao Gmail Labs, o laboratório de novidades do Gmail, permitindo ao usuário acessar o email mesmo quando não estiver conectado à Web.

Por ainda estar em estado experimental, o Google avisa que a novidade pode não funcionar perfeitamente e como a implementação é gradativa, nem todos os usuários já contam com esse serviço.

O Gmail offline vai funcionar da seguinte maneira: depois de ativado, o serviço de emails do Google passará a utilizar a tecnologia do Gears para baixar e sincronizar os dados localmente, permitindo que o usuário acesse normalmente seus e-mails enquanto a conexão estiver limitada ou inexistente com os servidores do Google.

De acordo com Andy Palay, engenheiro do Gmail, "quando você perder sua conexão, o Gmail automaticamente trocará para o modo offline e utilizará os dados armazenados em seu computador em vez das informações enviadas através da internet”.

Abaixo, um passo a passo de como ativar o Gmail offline:

1. Acesse a página de configurações e clique na aba do Gmail Labs.

2. Selecione a opção "Enable" próxima à funcionalidade Gmail Offline.

3. Clique para salvar as mudanças.

4. Após o navegador recarregar, um link "Offline0.1" aparecerá no canto direito da sua conta. Clique para ativar o processo offline e baixar o Gears, caso você não tenha a aplicação instalada.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Pague suas contas pelo celular


Estabelecimentos comerciais já dão suporte ao serviço de pagamento pelo celular

Na década de 90, quando os primeiros celulares chegaram ao Brasil, o conceito de mobilidade total e irrestrita ganhou força. Daquele momento em diante, levamos conosco o dispositivo necessário para executar transações profissionais, pessoais e financeiras a partir de qualquer lugar.

A novidade mais recente é o fato do cartão crédito dar lugar aos celulares. O uso do celular como forma de pagamento, substituindo plásticos e papéis, entrou na mira de operadoras de telefonia móvel, bancos, administradoras de cartões, empresas de internet e varejistas de todos os portes.


Saiba mais! Em Olhar Digital

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...