sábado, 18 de julho de 2009

Telefônica diz ter concluído 1ª parte de reestruturação e pede para voltar a vender o Speedy


A Telefônica anunciou, em entrevista coletiva com a cúpula da companhia nesta sexta-feira (17), que a primeira parte do seu plano de trabalho para reestruturação do serviço de banda larga Speedy foi concluída. A partir disso, o usuário terá estabilidade na conexão, nas palavras do diretor executivo de rede da companhia, Fabio Michelli. Além do planejamento técnico, a empresa também articula mudanças com o intuito de melhorar as vendas e o atendimento ao cliente.

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O plano vem como resposta à medida cautelar emitida pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) no dia 22 de junho, que suspendeu as vendas do Speedy. A empresa informou também que contatou a agência formalmente hoje, pleiteando a retomada da comercialização do serviço de banda larga.

Não foram informadas, no entanto, as cifras que a companhia perdeu com a suspensão. "Não é nossa prioridade", afirmou o presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente. "Nossa prioridade é a finalização do plano, a segurança e a recuperação da confiança do cliente", elencou. A empresa informou um custo de R$ 16,1 milhões para a conclusão desta etapa.

Determinado pela Anatel, o plano de estabilidade da companhia foi concluído antes do prazo estabelecido de 30 dias. As medidas implantadas nos últimos dias envolveram a duplicação da resolução dos servidores DNS, melhora da segurança do perímetro da rede (porta de saída para redistribuição da conexão aos usuários), ampliação do fluxo de dados por meio dos cabos submarinos internacionais (toll-gates) de 60 para 100 Gbit por saída e um novo modelo de programação conhecida como GMUD.

"Aprendemos muito com isso. Vamos garantir que, daqui para frente, não tenhamos paralisações similares", disse Valente, afirmando que a rede da empresa é suscetível a "elementos vivos" e "influências externas". "Há intervenções diárias na rede, mas também houve o crescimento de tráfego em 100%", observou, afirmando que a empresa vai trabalhar sobre isso de maneira "obsessiva".

O plano de trabalho da Telefônica envolve três etapas. Com a conclusão do plano de estabilidade, a empresa começa a aplicação, a partir do dia 27 de julho, do plano de ampliação das capacidades --subdivido em uma etapa de 90 dias e outra de 180.

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