quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Impressora usa lápis no lugar de tinta


Impressoras não costumam ser o maior exemplo de economia de papel ou até mesmo de tinta. Mas essa imagem está para mudar com a nova versão criada em cima do acessório convencional. É a Pencil Printer, um conceito criado pelo designer Hoyanga Lee que imprime conteúdos usando grafite de lápis.

O aparelho usa lápis comum ao invés de tinta. O sistema consiste, basicamente, em separar a madeira do grafite dentro da impressora, para então utiliza-lo para imprimir os documentos. A impressora, se começar a ser produzida em série, pode modificar a tecnologia usada pelo segmento.

Outro ponto interessante da Pencil Printer é que além de imprimir, ela também é capaz de apagar o conteúdo impresso. Basta colocar uma borracha no compartimento interno do aparelho.

A Pencil Printer ainda não está sendo produzida para o comércio.


pencil printer


pencil printer

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Telefônica quer que Google pague para usar sua rede


O presidente da Telefônica Espanha, Cesar Alierta, disse nesta segunda feira, 08 de fevereiro, em coletiva de imprensa realizada em Madri, que a empresa estuda a possibilidade de cobrar do Google pelo uso de sua rede de infraestrutura, por onde trafegam aplicações e serviços do portal de buscas.

Não é de hoje que as operadoras de telefonia se queixam da situação. Segundo essas empresas, os buscadores de internet utilizam uma grande banda, mas sem pagar por isso.

O discurso da Telefônica encontra eco em outras empresas de telefonia. O impasse já foi tema de encontro realizado em Sevilha, em novembro, pela Organização Européia de Operadores de Telecomunicações, entidade que representa o setor.

As empresas de telecomunicações alegam que fizeram altos investimentos em redes de banda larga na Europa (fixa e móvel) para suportar o aumento da utilização da internet, em parte para aguentar o tráfego trazido por serviços de companhias como Google e Yahoo. Devido a esse grande volume de dados, as empresas vêem como injusta arcar as contas sozinhas.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Veja novas utilidades para o seu protetor de tela


Quando o protetor de tela, ou "screensaver", foi criado, no início da década de 80, sua função primária era enviar imagens aleatórias ou escurecer o monitor em momentos de inatividade, evitando que os antigos monitores de tubo (CRT) ficassem marcados pelas imagens estáticas.Com a popularização dos monitores de LCD, estes utilitários perderam sua utilidade prática e passaram a ser utilizados apenas como enfeite.

Entretanto, ainda que a necessidade de um protetor de tela não exista mais, alguns programadores embutiram em protetores mais modernos diversas funcionalidades. Confira algumas soluções para evitar que, enquanto inativo, seu computador fique com uma imagem estática ou sem utilidade al guma.

Wikipedia Screensaver
Os fãs da enciclopédia virtual Wikipedia vão gostar deste protetor de tela. É verdade que ele não é tão bonito, mas é uma boa ter informações sendo jogadas no monitor enquanto ele está fora de uso.

O que este screensaver faz, na realidade, é sortear aleatoriamente um verbete da edição inglesa da Wikipedia e mostrar em tela cheia enquanto o computador estiver inativo. Em suas configurações não é possível mudar a fonte (o que possibilitaria pegar, por exemplo, os dados da edição em português do serviço), mas você poderá diminuir ou aumentar o tempo de atualização.

O protetor de tela não se desabilita com o mouse, todavia pode ser fechado com a tecla ESC. No Windows 7 travou o Explorer algumas vezes.

Onde baixar: www.rectanglered.com/screensaver.php

Protetores de tela Digg
O portal Digg, popular por permitir que seus usuários cadastrem notícias interessantes e votem nas que julgarem dignas da primeira página, também oferece protetores de tela aos seus usuários.

São quatro belos protetores (Stack, Swarm, BigSpy e Arc), dentre os quais destacamos o BigSpy, que mostra as manchetes cadastradas no serviço com fontes de tamanho variado, dependendo da popularidade do assunto entre os usuários do portal.

O protetor de tela não é desabilitado no mouse, e sim na tecla ESC. O mouse permite pausar o fluxo de informações ou clicar em qualquer manchete para que ela seja aberta em segundo plano no navegador.

Onde baixar: http://labs.digg.com

Virtual Teacher
O Virtual Teacher é um protetor de telas para quem quer aprender outro idioma. Enquanto está ativo, mostra sobre uma paisagem de fundo um verbete e sua tradução para outro idioma.

Possui dois problemas básicos: entre seus dicionários instaláveis não está um de português. Outro problema é que a versão gratuita está disponível por apenas 30 dias de teste. Depois deste período é preciso registrar o screensaver por US$ 20.

Sua interface também não é das mais belas, mas a aplicação é uma das mais úteis que encontramos por aí, dando sopa na internet.

Onde baixar: http://vteacher.net

Cities of Earth
Para quem gosta de mapas, o Cities of Earth é um prato cheio. Este globo terrestre com aspecto tridimensional gira enquanto o seu computador está inativo, apontando cidades no mapa e mostrando informações como nome, população e número de habitantes.

Onde baixar: www.screenomania.com/cities-of-earth.html

Slickr
O Windows possui o protetor de tela Windows Live Galeria de Fotos, mas o Slickr é ainda mais interessante, uma vez que ele varre o serviço Flickr por imagens de um usuário específico, ou um tema qualquer.

O Slickr é capaz, ainda, de baixar imagens de gru pos fotográficos ou, se você quiser destruir sua funcionalidade mais bacana, de uma pasta de seu disco rígido.

Para colocá-lo para funcionar, é preciso obter uma chave do serviço. Para isso, clique em Configurações e em Key e clique no link. Será preciso se autenticar e autorizar a emissão da chave, que poderá ser colada nos campos respectivos do protetor de tela antes de colocá-lo para funcionar.

Onde baixar: http://code.google.com/p/slickr-dotnet

Configurando e colocando seu protetor de tela para rodar Ao baixar algum dos protetores de tela sugeridos aqui, você precisará fazer sua instalação. Todos eles possuem instaladores apropriados, sendo assim basta executar o arquivo .exe baixado, ou descompactar o arquivo e executar seu instalador.

Quando instalados, a maioria dos protetores se ativa automaticamente, mas é uma boa conferir um a um para configurá-lo ou, em algum dos casos, ativá-lo.

No XP: Clique com o botão direito do mouse sobre a área de trabalho e escolha Propriedades. A nova janela apresentará uma série de abas de configuração, clique em Proteção de tela. Agora, basta escolher o screensaver desejado e clicar em Configurações ou Visualizar, se você quiser saber como ele será mostrado.

No Vista: Clique com o botão direito do mouse sobre a área de trabalho e escolha Personalizar. Na nova janela, clique no link Proteção de tela, o terceiro da lista. Agora basta escolher o protetor no pequeno menu, clicar em Configurações, para configurá-lo ou Visualizar para ter uma prévia de como ele será mostrado.

No Windows 7: Com o botão direito do mouse na área de trabalho, escolha Personalizar. No canto inferior direito da tela, clique no ícone Proteção de Tela. A nova janela mostrará cada um dos screensavers instalados e permitirá configurá-los (clicando em Configurações) ou visualizá-los (clicando em Visualizar).

Computação distribuída
Sujeitos realmente altruístas podem dedicar o tempo de inatividade do computador para o voluntariado. É a chamada computação distribuída em ação, que ganhou os holofotes há algum tempo com o projeto SETI@home (http://setiathome.berkeley.edu).

O projeto pioneiro da Universidade da Califórnia tem em sua sigla o seu objetivo: Search for Extraterrestrial Intelligence (buscar inteligência extraterrestre) e envia ao computador de seus voluntários pacotes para serem analisados atrás de possíveis sinais de rádio alienígena.

Se procurar vida alienígena não é algo que lhe interesse, o projeto Folding@home (http://folding.stanford.edu) utiliza a mesma mecânica para pesquisas médicas, buscando entender melhor doenças como Alzheimer e o câncer através da análise de dobradura de proteínas.

Outros exemplos de projetos de computação distribuída podem ser encontrados na edição inglesa da Wikipedia, acessível pelo atalho tinyurl.com/grzdf.

Font:Terra
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...