domingo, 14 de março de 2010

Fale de Graça


Se você é daquelas pessoas que adora falar ao telefone, mas tem arrepios quando vem a conta no fim do mês, então preste atenção nessas dicas de aplicativos para celular e outros serviços que realizam ligações gratuitas para seus contatos em todo o Brasil!

Começamos com a iniciativa de uma empresa. O serviço Freakom, da empresa Wertt, pretende dar aos usuários de telefonia móvel 60 segundos de ligação gratuita. A tecnologia funciona a partir do conceito de chamadas patrocinadas.

A idéia é bem simples, você ouve um anúncio publicitário e depois ganha o minuto gratuito de chamada. Para acessar o serviço o usuário deve discar asterisco, zero, o código da operadora, e o telefone que deseja contato. Feito isso, o sistema vai apresentar um spot publicitário de até 24 segundos. Terminada a publicidade, o usuário tem um minuto para falar sem pagar nada. Por enquanto, o Freakom só está disponível em uma operadora do estado do Paraná, mas seus criadores garantem que muito em breve clientes de outras operadoras também terão essa facilidade.

Mas também existem aplicativos e serviços na web que ajudam você a economizar na conta no fim do mês. Como este programa aqui, o Fring. Com ele é possível fazer ligações sem cobrança de tarifas a partir do seu smartphone. Para facilitar o cadastro de amigos, o recurso permite que o usuário sincronize com os contatos do Facebook e Gmail, por exemplo. Para poder desfrutar das ligações gratuitas, o usuário precisa estar conectado a uma rede Wi-Fi. Fique atento, o serviço não funciona com a rede 3G. Mesmo assim vale a pena, não é?! A ferramenta pode ser baixada gratuitamente para o iPhone ou celulares com os sistema operacionais Android, Windows Mobile ou Symbian.

O Skype já é bastante conhecido pelo pessoal ligado em tecnologia, mas é claro que não poderia ficar de fora. A companhia anunciou neste mês uma versão gratuita para smartphones com a plataforma Symbian, que controla todos os Nokia, por exemplo. Para o iPhone, o aplicativo já pode ser usado tranquilamente. Assim como no Fring, as lligações só podem ser feitas a partir de conexão Wi-Fi.

E se você não tem um smartphone capaz de receber esses aplicativos, dá uma olhada nesse site aqui. O Nonoh é outro serviço simples e eficiente. Para efetuar ligações, basta inserir o número do telefone fixo que você quer entrar em contato e, depois, é só digitar o número do seu telefone fixo. Feito isso, o seu telefone e o da pessoa com quem você quer falar irão tocar simultaneamente. Aí é só conversar o quanto quiser, sem pagar nada!



VEJA TODA ESSA MATERIA EM OLHAR DIGITAL

segunda-feira, 8 de março de 2010

Faça o cadastro para a emissão de Título de Eleitor pela internet

Ganhe tempo e evite filas gigantes

Desde o dia 6 de julho de 2009, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou a solicitação da primeira via de Título de Eleitor (ou alterações cadastrais) no endereço http://www.tse.jus.br/internet/servicos_eleitor/titulo_net.htm.

Esse serviço diminui o tempo passado em filas de espera, pois uma vez que cada eleitor preenche seus dados em casa, economiza o tempo de o atendente precisar fazê-lo. Ou seja, o fato de o próprio cidadão digitar seus dados proporciona mais agilidade, logo, o único trabalho do órgão é imprimir o Título de Eleitor (algo muito mais rápido do que o processo integral).

Ao clicar no link acima você acessa o site do TSE. Nele, selecione “Novo Requerimento”, preencha as informações necessárias (marcadas com asterisco) e clique em “Confirmar” para finalizar o requerimento.

Feito isso, você tem cinco dias corridos (o que inclui o final de semana) para retirar seu Título. Para tanto, vá ao TSE mais próximo de sua casa portando um documento de identificação e um comprovante de residência. Maiores de 18 anos, do sexo masculino, devem também levar o comprovante de quitação militar.

TSE

Importante

O requerimento deve ser concluído até o dia 08/3/2010, caso você seja obrigado a votar nas eleições deste ano.

Outros recursos do site

No site do TSE há também a possibilidade de verificar qual a situação do requerimento feito, assim como outros tipos de consulta: local de votação, situação eleitoral, quitação eleitoral e crimes eleitorais. Na área “Justificativa Eleitoral” você descobre o que deve fazer caso não possa estar presente no seu local de votação no dia da eleição.

Se ainda não possui Título de Eleitor, corra enquanto ainda há tempo!


Materia postada no Baixaki

quarta-feira, 3 de março de 2010

Contra ladrões: como agir caso tenha o celular roubado


Recentemente, o consultor de treinamentos Leandro Sarubbi teve dois celulares roubados. E, claro, a primeira reação dele foi ligar para o Call Center da operadora e pedir o bloqueio da linha e também o bloqueio do telefone. Sim, estas duas coisas são diferentes. Todo aparelho GSM tem um código, chamado IMEI, que é único para cada produto. Ao informar este código para a atendente, a operadora pode bloquear e inutilizar o aparelho para sempre, evitando que os ladrões utilizem ou revendam o produto furtado. Ele não poderá ser utilizado mesmo com outro chip e nem em outra operadora. "Em nenhum momento, a operadora mencionou que este bloqueio poderia ser feito quando liguei para bloquear a linha. Eu que perguntei", reclama Leandro.

Para realizar o bloqueio do aparelho, é necessário fazer um boletim de ocorrência. No caso de furto, é possível fazer o boletim online, mesmo. Aí, é preciso enviar uma cópia por fax para a operadora, junto com o número IMEI do aparelho. Ele pode ser encontrado na caixa e também na nota fiscal do produto. Caso você não tenha nenhum dos 2, faça o seguinte: digite agora *#06# em seu celular e anote o número IMEI em algum lugar seguro para poder resgatá-lo depois. Leandro sugere: "Eu acho que o IMEI poderia ser vinculado à sua linha telefônica e no momento que você cancelasse, automaticamente já bloquearia o celular pelo IMEI também. É uma forma de dificultar o trabalho dos ladrões".

Um acordo entre o Ministério da Justiça, a Anatel e as operadoras de celular pode facilitar este processo. A idéia é unificar o cadastro de números IMEI e transformar este processo em algo mais fácil para o usuário. Será que os roubos de aparelhos celulares estão com os dias contados?


Veja mais em OLHAR DIGITAL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...