segunda-feira, 8 de março de 2010

Faça o cadastro para a emissão de Título de Eleitor pela internet

Ganhe tempo e evite filas gigantes

Desde o dia 6 de julho de 2009, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou a solicitação da primeira via de Título de Eleitor (ou alterações cadastrais) no endereço http://www.tse.jus.br/internet/servicos_eleitor/titulo_net.htm.

Esse serviço diminui o tempo passado em filas de espera, pois uma vez que cada eleitor preenche seus dados em casa, economiza o tempo de o atendente precisar fazê-lo. Ou seja, o fato de o próprio cidadão digitar seus dados proporciona mais agilidade, logo, o único trabalho do órgão é imprimir o Título de Eleitor (algo muito mais rápido do que o processo integral).

Ao clicar no link acima você acessa o site do TSE. Nele, selecione “Novo Requerimento”, preencha as informações necessárias (marcadas com asterisco) e clique em “Confirmar” para finalizar o requerimento.

Feito isso, você tem cinco dias corridos (o que inclui o final de semana) para retirar seu Título. Para tanto, vá ao TSE mais próximo de sua casa portando um documento de identificação e um comprovante de residência. Maiores de 18 anos, do sexo masculino, devem também levar o comprovante de quitação militar.

TSE

Importante

O requerimento deve ser concluído até o dia 08/3/2010, caso você seja obrigado a votar nas eleições deste ano.

Outros recursos do site

No site do TSE há também a possibilidade de verificar qual a situação do requerimento feito, assim como outros tipos de consulta: local de votação, situação eleitoral, quitação eleitoral e crimes eleitorais. Na área “Justificativa Eleitoral” você descobre o que deve fazer caso não possa estar presente no seu local de votação no dia da eleição.

Se ainda não possui Título de Eleitor, corra enquanto ainda há tempo!


Materia postada no Baixaki

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...