1) Não clique em links que direcionem ao site. Na dúvida, feche a janela ou aba do navegador, abra outra e digite o endereço do site manualmente.
2) Verifique a presença do cadeado de segurança. Em muitos bancos, o cadeado, infelizmente, só aparece depois que você já digitou o número da conta e da agência. O correto seria o banco ter o cadeado já na página principal, para você verificar o envio de informação segura desde o início, mas poucas instituições realizam essa prática. No entanto, em muitos serviços de internet, o cadeado aparece já na página de login.
3) Se você tem absoluta certeza que precisa seguir um link que chegou por e-mail, confirme sua “certeza” telefonando para a instituição que enviou o e-mail e peça para a atendente fornecer o endereço. Porque se acontecer de você receber um e-mail sobre uma promoção real, mas com um link falso, você ainda será enganado. Jamais confie em nenhum link enviado por e-mail. De preferência, já peça para a instituição nunca enviar e-mails, para que você saiba que todo e-mail que chegar dela é falso.
Há ataques demais ao Java para arriscar mantê-lo
ativo o tempo todo
Java, banco não abre
Se eu desabilitar o Java no Firefox a página do meu banco (BB) não abre. Como fazer?
Paulo
Use outro navegador. Ou ainda, use o Internet Explorer com o site do banco nos “Sites Confiáveis” para garantir que apenas ele (e outros sites com o mesmo requerimento) possam executar Java.
Fora alguns bancos e jogos on-line, não existem sites brasileiros de relevância que ainda dependem do Java para navegação. É mais seguro ativar o plug-in apenas nesses sites ou realizar uma configuração específica (como o já citado recurso de “Sites confiáveis”) do que navegar o tempo todo com o Java ativado.
Há simplesmente ataques demais ao Java para arriscar mantê-lo em funcionamento o tempo todo, ainda mais considerando a pequena quantidade de sites que dependem dele. O Flash também é atacado com alguma frequência, mas é um alvo menos comum que o Java e bem mais utilizado.
Enquanto essa situação não mudar, seja por melhorias na segurança do Java ou pelo surgimento de algum programa mais vulnerável – criminosos sempre buscam atacar o ponto mais frágil -, compensa manter o Java desativado e ter um pequeno inconveniente na operação de alguns sites.
Vírus que roubam senhas bancárias ainda são
problema maior no Windows
Zeus no Linux
No caso de quem usa sistemas Unix (como o Linux), esse vírus pode me infectar, por estar agindo direto no browser?
Vinícius
A pergunta do leitor Vinícius é sobre o cavalo de troia Zeus, cuja técnica “man in the browser” foi documentado pela coluna Segurança Digital aqui do G1.
No caso do ataque específico do "man in the browser", o principal alvo é o Internet Explorer. Como o código precisa agir diretamente dentro do navegador, ele necessita de uma programação individual para cada navegador e ainda mais para cada sistema operacional. É algo inerente à complexidade do vírus – acaba sendo necessário muito trabalho para fazê-lo funcionar em navegadores e sistemas diferentes.
Ou seja, pode parecer interessante que ele atue diretamente no navegador, isso na verdade é algo mais complicado para os invasores também.
Até o momento, não foi detectado nada parecido no Linux. De modo geral, a plataforma do pinguim não enfrenta problemas com pragas digitais. No caso do MacOS X, que também é um sistema baseado em Unix, os problemas com vírus estão aumentando, mas não há registros de vírus atacando clientes bancários que utilizam o MacOS X.
Vale registrar, porém, que o Zeus já foi encontrado em celulares. Há certamente um interesse para atacar qualquer plataforma popular para acesso à bancos.
Leai mais em G1-Globo