domingo, 5 de junho de 2011

Compras coletivas: como funcionam


A febre não para! Os sites de compras coletivas conquistaram mesmo o público brasileiro. Este modelo de negócio já tem quase 20 milhões de usuários por aqui. O lucro, claro, se torna mera consequência. Só no primeiro ano de funcionamento, o setor abocanhou mais de um bilhão e meio de reais. Sucesso inquestionável que coloca um sorriso gigante no rosto daqueles que investiram nesse segmento.

"Foi um crescimento fenomenal. Eu nem esperava que o Brasil aceitasse tão bem este modelo de negócio", conta Florian Otto, CEO do Groupon.

Marcelo Macedo, CEO do ClickOn, conta que eles começaram há um ano com dez pessoas, e hoje já conta com mais de 300 colaboradores na empresa. O CEO da Privalia, André Shinohara, tem uma história de sucesso parecida, "Em 2010 crescemos oito vezes mais do que em 2009 e no começo de 2011 já sentimos um crescimento ainda mais agressivo", comenta.

Esses centros de compras online oferecem descontos exclusivos em restaurantes, clínicas, cinemas, teatros, roupas, acessórios... e tudo mais! As promoções vão de 50 a 99%. Na maioria dos casos funciona assim: o cliente adquire um cupom virtual que vai garantir o desconto no serviço posteriormente. Basta imprimir ou levar o código da compra. A ideia surgiu nos Estados Unidos, com uma empresa na cidade de Chicago e, rapidamente, se espalhou pelo mundo.

"Ele vai até o estabelecimento utilizar o cupom ou, se for um código de oferta de outro site, ele usa este desconto", explica Marcelo. Algumas ofertas precisam atingir um número mínimo de compradores para começar a valer. Florian conta que para alguns parceiros é melhor ter um número mínimo de ofertas para que valha a pena fornecer o desconto.

Em um modelo bastante similar, os clubes de compras oferecem mais produtos do que serviços. Neste aqui, eles vendem principalmente roupas para todos os gêneros e gostos. Toda a produção é feita pelo próprio site: desde as imagens para serem publicadas nas páginas da web, até toda a logística de entrega da compra. A loja nada tem a ver com o processo. E neste caso, não há nadapara ser impresso. Depois de fechada a compra, o produto é entregue na porta da sua casa em até 30 dias.

Leia mais em Olhar Digital
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...