sábado, 6 de abril de 2013

Dicas de como tirar boas fotos com celular


Independente do motivo da foto ou de quão moderno seja o aparelho, o principal passo para conseguir imagens melhores com o celular é ter paciência. Além da limitação que a maioria das câmeras de celulares tem, muitas vezes a afobação para registrar tudo e a preguiça de buscar um enquadramento melhor e a luz mais adequada resultam naquelas imagens escuras, "estouradas" (com excesso de iluminação) ou borradas que, ainda assim, povoam as redes sociais e as galerias dos celulares.
Tenha cuidado ao usar o flash e faça uso do zoom com moderação. Se o primeiro for indispensável, atenção para fazer o foco em um ponto nem tão escuro, para diminuir as chances de a foto sair "estourada". E o zoom, na verdade, vai diminuir a qualidade da foto, além de aumentar as chances de imagem "tremida". Prefira chegar mais perto e fotografar com o máximo de qualidade/resolução.
Confira dicas e o certo/errado para as situações mais comuns:

Crianças


Cansou de ter fotos tremidas ou borradas do seu filho? Isso acontece porque a criança não tem paciência de ficar parada e o tempo de resposta (entre o usuário clicar e a foto ser processada no celular) costuma ser maior em vários aparelhos. Ou ainda, se a intenção é mostrar a criança em movimento, é porque o celular não "congelou" a imagem dela.
Nas fotos paradas, o principal é fazer o foco com antecedência. Escolha um ponto e foque na criança, ainda sem pedir para ela olhar para a câmera. No celular em que a foto é feita disparando um botão, faça um "meio clique" - não clique até o fim, apenas para acertar o foco. Só chame quando estiver tudo pronto, e aí acione o botão até o fim. Nas fotos em movimento, aconselha o fotógrafo Raul Zito, procure lugares mais bem iluminados: no parque, por exemplo, faça fotos ao sol, e não à sombra. A luminosidade ajuda a "congelar" o movimento. Veja exemplos e mais dicas na galeria de fotos

Balada e Show
Fotos em ambientes escuros são difíceis de acertar, sobretudo porque o sensor das câmeras de celular não costuma ter tanta qualidade. Se não tiver um recurso para foto noturna, é quase inevitável usar o flash. Mas ele pode ser insuficiente ou clarear demais a cena escura para "compensar", deixando rostos muito brancos ou "olhos vermelhos". Para retratos na balada, Zito aconselha ficar sob um ponto de luz (holofote, por exemplo), o que ajudará equilibrar a imagem.
O G1 fotografou um show de Michel Teló do ponto de vista da plateia. Constatou que o ideal é resistir à vontade de usar o zoom máximo: de 25 cliques, só 1 se salvou; os demais ficaram "tremidos". O melhor é ficar o mais perto possível do palco (a reportagem estava a 10 metros de distância), esquecer o zoom e usar a resolução máxima. Depois, em casa, aproxime e corte a foto como quiser, usando um programa ou app de tratamento. Assim ela não perderá qualidade. Veja exemplos e mais dicas na galeria de fotos

Natureza e paisagem
Como muitas câmeras de celular são totalmente automáticas, sem recursos para que o usuário controle a luminosidade, o tempo de exposição etc., tudo depende da iluminação do ambiente e de onde se faz o foco. Se é em um ponto muito escuro, a câmera faz tudo para "compensar", o que pode deixar partes mais claras "estouradas".
Faça fotos usando pontos diferentes de foco, para ver qual delas fica melhor. Num cenário com água e céu aberto, por exemplo, ora faça o foco no céu, ora na água. Depois experimente um ponto intermediário, nem tão escuro nem tão claro - provavelmente nesta situação o resultado será melhor. Veja exemplos e mais dicas na galeria de fotos

Bichos
Um dos desafios é fazer o seu animal "posar" e ficar paradinho para a foto. Escolher um lugar no qual ele já esteja acostumado a ficar facilita. Para mantê-lo olhando para a câmera, pode-se recorrer a um brinquedo ou biscoito.
E como tirar fotos dele em movimento? Neste caso, fazer o foco é fundamental: escolha um ponto onde sabe que o animal passará, foque e só clique quando ele chegar a esse ponto. Lembre-se que nos celular onde há um botão para disparar, dê primeiro um "meio clique" (não até o fim) para fazer o foco. Só aperte o botão até o fim quando o animal chegar ao ponto onde foi feito o foco. Veja exemplos e mais dicas na galeria de fotos
Retrato
Este é talvez o tipo de foto mais comum com celular. Quem nunca tirou uma foto de si mesmo? Por isso há celulares (e câmeras portáteis também) com recurso que permite a pessoa se ver enquanto faz a foto. Porém, no caso de um retrato em ambiente mais escuro, verifique se esse modo possui flash.
A dica de usar a luz a seu favor também vale muito aqui: procure uma luz lateral, que deixe o seu rosto mais bem definido. Cuidado com fotos com janela ao fundo: a tendência é o que está no primeiro plano escurecer. E o braço que segura o celular e sempre aparece no autorretrato? Para Zito, é melhor abaixar um pouco o cotovelo, formando um ângulo com o braço, do que deixando-o esticado.

Matéria retirada do site: Estena.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...