sábado, 16 de setembro de 2017

Western Digital começa a vender HD de 12 TB


A Western Digital informou ontem ter começado a vender um dos seus mais potentes modelos de disco rígido: o Ultrastar He12, da HGST, que vem com 12 TB de espaço para armazenamento. O preço, no entanto, não foi divulgado, provavelmente porque ele vai variar de acordo com a quantidade de unidades adquiridas, já que o produto é voltado ao mercado corporativo.
O modelo foi anunciado no final do ano passado junto a uma versão que tem 14 TB, mas esta última só terá as vendas liberadas depois da metade do ano.

Os dispositivos são preenchidos com gás hélio para oferecer mais armazenamento no mesmo espaço. Ambos têm oito discos empilhados dentro de suas 3,5 polegadas. De acordo com a empresa, isso representa dois discos a mais do que os maiores HDs preenchidos com ar, o que por sua vez permite 50% mais armazenamento do que os maiores dispositivos com a tecnologia mais velha.
Normalmente, HDs possuem diversos discos magnéticos, nos quais a informação é gravada, e usam camadas de ar para separar um disco do outro. Isso garante que eles não se danifiquem, e permite que os discos girem de maneira mais estável e com menos atrito (oferecendo velocidades mais rápidas de leitura e gravação).
A principal vantagem de usar gás hélio no lugar do ar, como faz o Ultrastar He12, é que o hélio tem apenas cerca de um sétimo da densidade do ar. Assim, é possível conseguir a mesma estabilidade, velocidade e proteção que o ar permite em menos espaço.
O Ultrastar He12 de 12 TB de capacidade oferece uma densidade de armazenamento de quase 134 gigabits por centímetro quadrado. Ele, assim como a versão de 14 TB, gira a 7.200 RPM, tem um tempo de busca de 8 milissegundos da cabeça e atinge velocidades máximas de 12 Gbps na interface SAS e 6 Gbps na interface mais comum, SATA.

Fonte Olhar Digital.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...