quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Como proteger com senha seus documentos e PDFs com o Microsoft Office





O Microsoft Office permite você criptografar seus documentos Office e arquivos PDF, impossibilitando qualquer pessoa de ver o conteúdo do arquivo protegido. As instruções que iremos passar a seguir se aplicam ao Microsoft Word, PowerPoint, Excel e Access 2016, mas deve funcionar também em outras versões.

Como proteger com senha seus documentos Office                         

A primeira coisa que você deve fazer é abrir um novo arquivo do Office. Depois desse arquivo aberto, procure por Arquivo > Informações e depois clique em Proteger Documento. Depois disso clique em Criptografar com Senha.



Você pode notar que existe um opção abaixo da que escolhemos, chamada Restringir Edição. Essa opção não é muito segura e pode facilmente ser contornada, além de possibilitar o acesso a leitura do documento.

Agora será solicitado que você digite uma senha. Lembre-se de escolher um senha segura. Senhas simples podem ser facilmente quebradas por meio de softwares apropriados.




Depois de apertar o botão OK, somente quem possuir a senha será capaz de visualizar e modificar o arquivo. Caso queira retirar a senha, basta fazer os mesmos processos anteriores e deixar o campo de senha em branco.

Como criar um PDF protegido por senha

Você também pode ciar um documento PDF e inserir um senha no mesmo, protegendo-o de acessos não permitidos. Isso funciona no Microsoft Word, Excel e PowerPoint.

Para isso, abra Word, por exemplo e crie um novo arquivo. Agora clique em Arquivo e depois em Exportar.


Agora clique em Criar Documento PDF/XPS. Após isso, o software irá pedir para você escolher um nome e um local para salvar o arquivo. No entanto, antes de salvarmos o mesmo, iremos acrescentar uma senha ao nosso PDF. Para isso, clique no botão Opções, no canto inferior-direito.



Na janela que apareceu, marque a última opção, chamada Criptografar o documento com uma senha. Aperte o botão OK e digite a senha.


Depois disso basta escolher um nome e um local para salvar o arquivo PDF. Lembre-se, você não poderá visualizar o arquivo PDF se, por acaso, esquecer a sua senha.



Esses recursos vão ajudar você a proteger os seus documentos particularmente sensíveis, especialmente quando você os armazena em um pendrive ou em um serviço na nuvem.

Fonte Guia do PC
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