Mal pudemos respirar pelo fim definitivo da ACTA e a nossa internet já está ameaçada novamente. Desta vez, não é um grupo de políticos querendo dar poderes quase ilimitados para as companhias de música e filmes. Desta vez, uma arma tecnológica ameaça acabar com o nosso acesso à internet: o DNSChanger.
O FBI conseguiu acabar com uma quadrilha responsável por espalhar o tal vírus. Mas ele já foi liberado, e por isso, o Birô Federal de Investigação, com acesso a todos os endereços de DNS que foram infectados, decidiu cortar o acesso à internet de todos que permaneçam sob a ação do malware, que infecta tantoWindows quanto Mac (o pinguim saiu dessa). A queda de acesso será efetuada na segunda-feira, dia 9 de julho de 2012.
“Mas a quadrilha já foi presa! Por que eu tenho que correr o risco de perder o meu acesso à internet?”
Porque o vírus age de uma maneira muito inteligente para falsificar números de acesso e ganhar dinheiro de forma injusta pela publicidade. Retirado do site G1:
“A diferença do DNS mantido pelo grupo do DNSChanger era a existência de redirecionamentos em sites de busca, para faturar com a venda de tráfego e anúncios: já que o DNS estava sob o controle do grupo, eles informavam números incorretos para interceptar os acessos a sites populares.”“O grupo responsável pelo vírus teria faturado pelo menos US$ 14 milhões (cerca de R$ 28 milhões), de acordo com o FBI. Em fevereiro, quando os servidores já seriam desligados, havia 3 milhões de PCs infectados e as autoridades pediram na Justiça que o desligamento fosse adiado.“
Ainda existem em torno de 300 mil computadores infectados pelo mundo todo, sendo que o Brasil contém pouco mais de 6 mil deles. O grande perigo não é a infecção em si, mas a falta de informação. Quase ninguém — isso inclui nós do Jovem Nerd como um todo — sabia da existência deste problema. E isso deve ser corrigido o quanto antes.
A pergunta, agora, deve ser: “Mas o que eu posso fazer?”
Felizmente, uma parceria entre a Associação da Indústria da Internet Alemã e o apoio financeiro do Escritório Federal de Segurança da Informação gerou o excelente site http://dns-changer.eu/. Basta entrar, selecionar a caixa de comando e mandar ver no Start. Ele verificará se você tem o malware ou não. O próprio grupo Anonymous recomenda a sua segurança neste caso.
Caso tenha ainda mais dúvidas, confira a excelente matéria explicativa da fonte clicando aqui.
Via G1