segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Estabilizador do PC estalando muito. Veja como resolver




Os estabilizadores, como o próprio nome diz, estabilizam a tensão que chega da rede elétrica. Em tese, os aparelhos devem fornecer uma corrente elétrica mais estável e de maior qualidade aos componentes internos do PC. No entanto, alguns produtos podem apresentar problemas e, principalmente, estalos ao ligar computadores, monitores e impressoras


Publicidade

Em alguns casos, o barulho no estabilizador acontece com frequência, dando a impressão de que vai explodir ou ocasionar algum dano à máquina. Para manter seu PC em segurança, confira como resolver o problema no aparelho e veja opções práticas para substituir o estabilizador. 

Por que os estabilizadores estalam?

A maioria dos estabilizadores usam projetos antigos, que ainda usam interruptores mecânicos, uma forma de proteção ineficiente e que pode prejudicar mais do que ajudar. Os motivos para estalarem são os mais variados, entre eles defeitos no próprio aparelho e variações na rede elétrica, além da falta de um aterramento adequado e muitos equipamentos ligados ao mesmo tempo.

Com tudo isso exposto, não é recomendado o conserto ou qualquer outra medida corretiva no próprio estabilizador. Neste caso, o mais adequado é trocar o aparelho por um outro item de proteção. 


Fontes de alimentação

fonte de alimentação é um dos itens mais importantes em um computador e, ao mesmo tempo, o mais negligenciado pelos usuários. O componente é a última barreira de proteção do seu PC e usar um produto de qualidade vai garantir não apenas que as peças internas recebam a corrente elétrica necessária, economizando energia, mas também um elevado nível de proteção.

Ao escolher uma fonte de alimentação, opte pela que oferece o maior número de recursos de proteção. Assim, o aparelho vai proteger o computador de sobrecargas na rede, sobretensão, subtensão, superaquecimento, curto-circuito e uma série de outros perigos que podem danificar o PC.
A fonte de alimentação é um dos itens mais importantes em um computador e, ao mesmo tempo, o mais negligenciado pelos usuários
Uma fonte de alimentação de qualidade protege contra muitos problemas elétricos
Alguns dos principais recursos de proteção são: OCP (Over Current Protection); OPP (Over Power Protection); OVP (Over Voltage Protection); OTP (Over Temperature Protection); UVP (Under Voltage Protection); SCP (Short-Circuit Protection); entre outras.

Além disso, escolha uma fonte que possua PFC Ativo. O PFC (Power Factor Correction) é um método que reduz o desperdício de energia, aumentando a eficiência da fonte e diminuindo a produção de calor. Este é um item essencial para ter em qualquer componente de alimentação.


Filtro de linha

Uma boa fonte de alimentação pode muito bem substituir um estabilizador, mas as peças de qualidade costumam ser caras. Assim, outro elemento interessante é um filtro de linha. 

O filtro é um componente bem simples. Alguns modelos trazem de seis a oito tomadas e um pequeno sistema de proteção que queima um fusível se a corrente elétrica ultrapassa a suportada. Desta maneira, o filtro de linha se sacrifica no lugar da fonte.
O filtro de linha é um componente bem simples
Filtro de linha pode ser muito mais eficiente que um estabilizador
A grande vantagem do aparelho é que, por sua simplicidade, não exige componentes muito caros. Desta maneira, o custo de produção fica bem baixo e mesmo os modelos de maior qualidade podem ser encontrados por menos de R$ 100 em diversas lojas do mercado nacional.


Módulo isolador

O módulo isolador é muito semelhante ao estabilizador, mas possui funções bem diferentes. O equipamento é mais complexo e consegue simular o aterramento por meio de vários circuitos eletrônicos.

Os módulos costumam ser bem pesados, pois possuem um transformador de isolação que, por meio de uma transferência magnética de energia, isola a tensão excedente do computador. Com isso, é indicado para uma casa que não possua aterramento ou que seja extremamente difícil realizar tal procedimento.
O módulo isolador é muito semelhante ao estabilizador, mas possui funções bem diferentes
Módulo isolador tem a função de simular o aterramento
Vale lembrar que o módulo isolador não é tão eficiente quanto um aterramento real. Portanto, só opte por esta solução se não for possível fazer um aterramento adequado de seu equipamento.


NoBreaks

Os NoBreaks são os aparelhos de proteção mais eficientes e, consequentemente, mais caros. O aparelho é ideal para ser usado em locais com muita variação de tensão e ainda possui o bônus de ter uma bateria interna que armazena parte da energia.
Os NoBreaks são os aparelhos de proteção mais eficientes e, consequentemente, mais caros
NoBreak previne danos por falta de energia elétrica
Mesmo que falte energia na sua casa, o NoBreak manterá o computador ligado por um período de tempo. Assim, você poderá salvar os seus trabalhos e desligar o computador corretamente e não de maneira brusca.

Leia mais em BlogPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...