quinta-feira, 10 de agosto de 2017

5 dicas para criar uma tabela organizada e clara no Excel


Para algumas pessoas, o Excel é um programa bem familiar e um grande aliado na hora de trabalhar. Para outras, que não o usam com tanta frequência, as células e inúmeras opções de fórmulas podem ser um pouco assustadoras. Porém, é possível criar uma tabela simples, limpa e organizada utilizando poucas funções.
Para demonstrar como fazer isso, vamos adotar a tabela abaixo como exemplo.

Formate o texto
Uma fonte bem escolhida pode facilitar bastante a leitura de um texto, principalmente em tabelas. Opte por fontes sóbrias e com tamanho adequado. Deixamos os nomes das categorias em letras maiúsculas como uma forma de facilitar a leitura e utilizamos a fonte Arial. Também centralizamos o conteúdo da coluna D (veja a diferença na imagem abaixo), para que os números possam ser visualizados de forma melhor.

Também formate a tabela

Uma tabela bem produzida pode facilitar a visualização dos dados e de texto – algo essencial na hora de analisar o conteúdo que está sendo organizado. Selecione todas as células, clique com o botão direito e vá na opção “Formatar células”. Ajuste da forma que achar melhor e, se julgar necessário, também mude a cor das células para diferenciar mais facilmente as linhas.

Formate os dados

Agora que você já editou o texto e as cores da tabela, é hora de também formatar os dados. Aqui, decidimos organizar a tabela do menor valor gasto para o maior. Selecione todas as células, vá na aba “Dados” e clique em “Classificar”. Lá, é possível organizar a tabela da forma que você achar mais adequada.

Utilize fórmulas

O Excel dispõe de inúmeras fórmulas para realizar desde operações mais simples até as mais complexas, e elas podem facilitar bastante seu trabalho. Caso você deseje calcular uma média, por exemplo, use a fórmula “=MÉDIA(CÉLULA;CÉLULA;CÉLULA)” para realizar a operação.

Faça os ajustes finais

Para terminar, revise os dados e ajuste alguma cor ou fonte que tenha faltado na sua planilha. No nosso exemplo, acrescentamos a moeda nos valores apresentados na tabela para finalizar.
Fonte TecMundo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...